top of page
Foto do escritorCDS Itapicuru

Senhor do Bonfim apresenta Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Audiência Pública

Vale destacar que a construção do plano é uma obrigação legal do novo marco do Saneamento, Lei Federal nº 14.026/2020 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.


O Município de Senhor do Bonfim através da Superintendência de Meio Ambiente em parceria com o Consorcio de Desenvolvimento do Piemonte Norte do Itapicuru, realizou na última segunda-feira 18 de julho, Audiência Pública para apresentação dos estudos técnicos do Plano Preliminar Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, trabalho técnico que busca dados e informações sobre o perfil da geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados no município. É fundamental entender a situação atual do município quanto aos resíduos gerados, sua origem, volume, formas de transporte e destinação final, de forma a compreender a demanda e projetar melhorias ou continuidade das ações para o horizonte temporal do plano.


Durante o evento que contou com a presença do prefeito Laércio Junior, secretários de governo, do vereador Biro Biro, o Promotor de Justiça Dr. Igor Clovis da Silva Miranda e de representantes do Ministério Público, Embasa, Univasf, estudantes do curso técnico de meio ambiente, sociedade civil, associações do seguimento e imprensa, foi apresentado pelo consultor Saulo Araújo biólogo da empresa Oriens Soluções Sustentáveis, o diagnóstico da atual situação do lixão, dados relativos aos últimos anos, volumes gerados e o planejamento de ações que devem ser colocadas em prática nos próximos anos. Essa foi a primeira das 8 audiências públicas que irão acontecer no território e somente após a realização de todas é que será montado o plano final que deverá ser colocado em prática.


Em sua fala o prefeito Laércio Junior falou da sua alegria em ver a grande quantidade de jovens na audiência pública. “Fico feliz em ver a quantidade de jovens nessa reunião, alunos do curso técnico de meio ambiente do Codetan. Mais uma vez gostaria de firmar o meu compromisso para o encerramento daquele lixão”, pontuou o gestor..


Vale destacar que a construção do plano é uma obrigação legal do novo marco do Saneamento, Lei Federal nº 14.026/2020 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico; e a Lei 12.305/2010, que prevê a organização da gestão dos resíduos sólidos nos municípios brasileiros, regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a implantação dos Sistemas de Logística Reversa no país.


Galeria de fotos:


Você pode ainda acompanhar toda discursão que ocorreu na audiência via gravação da transmissão no Youtube abaixo:



Fonte: ASCOM - CDS ITAPICURU www.cdsitapicuru.ba.gov.br

122 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page