Equipe GAC participou de Audiência Pública “Energias Renováveis na Bahia: Caminhos e Descaminhos”.

Atualizado: 22 de jul. de 2022

A audiência pública discutiu os impactos socioambientais causados pela implementação de empreendimentos para a exploração de energia eólica, solar e hídrica nesta quarta-feira (20), em Senhor do Bonfim.

Na última quarta-feira, 20/07/2022, o Eng. Ambiental do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada Luciano Alves, esteve participando da Audiência Pública “Energias Renováveis na Bahia: Caminhos e Descaminhos”. Estiveram presentes na audiência o promotor de Justiça de Senhor do Bonfim, Igor Miranda, a promotora de Justiça substituta da Ambiental Regional Jacobina, Luciana Khoury, e representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública. A audiência foi realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT – BA), com apoio da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais (AATR) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

(Confira no vídeo abaixo, a explanação do Eng. Ambiental Luciano Alves, durante a audiência)

Na ocasião foram discutidos os impactos ambientais e sociais ocasionados pela implementação das Usinas e Parques Eólicos, Pequenas Centrais Hidroelétricas e Parques Solares em áreas de comunidades Tradicionais de Fundo e Feixo de Pasto, Indígenas e Quilombolas. Não obstante, o debate foi estendido até os procedimentos que decorrem o Licenciamento Ambiental.

De modo geral, a audiência permitiu compreender os desafios para resolução dos conflitos que envolvem a questão que, embora migrem de território, são consoantes. Não obstante, foi emitido o sinal de alerta para o Território do Piemonte Norte do Itapicuru que já tem sido alvo de especulações por parte de empreendimentos eólicos.

ASCOM - CDS ITAPICURU www.cdsitapicuru.ba.gov.br