• Foto do escritorCDS Itapicuru

Consórcio Piemonte do Itapicuru assina acordo para desativar Lixão de Senhor do Bonfim

Foram fechados acordos de cooperação com a prefeitura de Senhor do Bonfim e com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru, que abrange outros nove municípios do estado.

Na manhã desta sexta-feira 21 de outubro, marcou uma nova fase para Senhor do Bonfim. Com a presença de representantes de entidades, Ministério Público no qual foi representado pelo promotor Dr. Igor Clovis Silva Miranda, empresários, agentes ambientais, integrantes da sociedade civil e de associações de catadores, o prefeito e Presidente do Consórcio David Menezes Farias, o Secretário Executivo Antônio Cerqueira e o secretário Nacional de Saneamento Pedro Maranhão, assinaram termo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para encerrar o Lixão de Senhor do Bonfim. Na oportunidade o Secretário Nacional, conheceu a nova Sede Administrativa do Consórcio do Itapicuru.

Esses dois atos são motivo de orgulho e de contentamento para nós. O fechamento dos lixões respeita todas as normas ambientais. Além disso, vamos ajudar a instituir a coleta seletiva, ecopontos e a cooperativa dos catadores de lixo, que deixarão de ser catadores para trabalhar com reciclagem. Com a cooperação de todos, esperamos concluir o processo como ocorreu em Itacaré, que levou em torno de seis meses", adiantou o secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão.

Conforme a administração municipal, o projeto atende à lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), que estabeleceu um prazo para o fim dos lixões nos municípios brasileiros, assegurando desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

O secretário executivo do CDS TIPNI, José Antônio Cerqueira, ressaltou a importância do apoio do Governo Federal. "Só temos a agradecer. Esse projeto é importante tanto para o meio ambiente, quanto para a inclusão socioeconômica dos catadores. Existe uma preocupação clara em dar definitivamente uma solução ambiental e economicamente correta para o encerramento dos lixões", destacou.

O presidente do Consórcio Público David Menezes, ressalta que muito além do controle sobre a gestão dos resíduos, a iniciativa possibilita um local digno de trabalho para os catadores, que serão capacitados para gerar maior renda através do material reciclado, bem como promove a transformação da vida dessas pessoas.

ASCOM - Consórcio Público do Piemonte Norte Itapicuru