Consórcio do Itapicuru realizou 1º Fórum: Problemas e Soluções

Atualizado: 7 de jun. de 2022

A questão dos Lixões nos Municípios do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru.

O aumento da população global, as constantes crises ambientais e a escassez dos recursos naturais atenta para a importância de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente e de adquirir hábitos mais saudáveis. Nesse sentido, o Consórcio do Piemonte do Itapicuru, juntamente com o Secretário Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional Pedro Maranhão, realizou o Iº FÓRUM - PROBLEMAS & SOLUÇÕES (A questão dos Lixões nos Municípios do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru), no ultimo dia 06 de maio de 2022 no Auditório da UNEB, em Senhor do Bonfim.

O evento teve como objetivo debater acerca dos estudos necessários a serem desenvolvidos para Cooperação técnica com o Governo Federal sob a orientação da Secretaria Nacional de Saneamento e sugestões de viabilidade para os municípios que compõe o território, levantamento de recursos e sugestões para encerramento dos lixões nos municípios do território.

O secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão, participou, do I Fórum – Problemas & Soluções. Durante o evento, foram debatidas ações para erradicação dos lixões nos municípios que integram o Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru. O painel debateu os estudos a serem desenvolvidos, por meio de cooperação técnica sob a orientação da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, além de outros temas voltados ao encerramento dos lixões, ação prevista no Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020.

O consórcio de desenvolvimento sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru é composto pelos municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Nordestina, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

Registro Fotográfico:

Fonte: ASCOM - CDS - ITAPICURU